Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de outubro de 2017

MARIA POR DOM CESLAU (III)

27/10/2017:
Reflexão de Dom Ceslau

O mês de outubro, o mês mariano, o mês do Santo Rosário. Foi o motivo das nossas reflexões mariológicas. A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em ação de graças a Deus pela vitória das forças cristãos sobre o mundo muçulmano em 1571 em Lepanto, atribuída a reza do terço.

A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais (monges cristãos eremitas) que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. Em 1328, segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo. Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora. O Rosário - popularmente chamado o Terço, é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora que, aparecida em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: "Meus filhos, rezem o terço todos os dias.”

E o Papa Paulo VI disse: O Terço (Rosário) é a Oração evangélica, centrada sobre o mistério da Encarnação redentora, o Rosário é, por isso mesmo, uma prece de orientação profundamente cristológica. (....) já foi chamado “o compêndio de todo o Evangelho” pelo Papa Pio XII (MC 46). A Reza do Terço compreende: a meditação dos mistérios da salvação, a repetição litânica da saudação do Anjo (Ave Maria), e a oração dominical o Pai Nosso. Termina cada dezena, com a louvação da Santíssima Trindade (Gloria ao Pai....). A oração linda, proveitosa, bíblica e mariana. Que Ela, Maria a nossa Mãe terna, te envolve carinhosamente com o seu manto materno. Boa Noite. Dom Ceslau.

========
28/10/2017:
Reflexão de Dom Ceslau  (II)

A Igreja sempre nos convida a orar. Com a oração santificar o nosso tempo. Os teólogos africanos, nos primeiros séculos, principalmente o Tertuliano e Cipriano (II século), procuravam ver a ligação da oração com a vida cotidiana. Ensinavam, que devíamos rezar pela manhã, de noite, antes das refeições etc. A forma mais perfeita da oração segundo eles, e o Pai Nosso, porque só o cristão tem o “Deus como o seu Pai”. (História da Igreja Católica, Pe. M. Banaszek – edição em polonês).

Rezemos, pois, sempre, pelo menos pelos curtos atos de elevar o pensamento a Deus, seja agradecendo, seja pedindo, seja confiando.

Deus te abençoes e proteja. Uma excelente noite. Dom Ceslau.

=======
30/10/2017
Reflexão de Dom Ceslau (III)

Uma das formas de evangelizar é fazer o sinal da cruz. É o costume, que nos vem desde o início do cristianismo. No século II já era o costume entre os cristãos de fazer as orações perante o crucifixo e fazer o sinal da cruz sobre si. Para isto temos testemunhas desde o primeiro século. Os mais antigos textos cristãos atestam que desde os primórdios o Crucifixo, e fazer sinal da cruz era confessar o triunfo de Cristo sobre a morte e o prenúncio da sua futura vinda. Sobre isto escreve o Tertuliano (160 -220), nascido em Cartago – África), assim: “em todas as nossas saídas e vindas, no inícios e fins das atividades, vestindo se ou calçando, antes de tomar banho ou refeição, quando nos deitamos para descaço noturno, ou nos levantamos, quando iniciamos o trabalho e o terminamos, em cada uma das ações marcamos a nossa testa com o sinal da cruz”. (Hist. Da Igreja, edição em polonês, pag. 99)

Daí vem o nosso costume de fazer sinal da cruz. Este costume vem de longe... Do início  de cristianismo. Que bom que Tertuliano anotou estes pormenores, que nos encorajam também hoje professar a nossa fé pelos sinais simples, mas tão profundos. 

Seria tão bom que os nossos irmãos evangélicos estudassem a história do cristianismo, com mais objetividade e também dos tempos antes do ano 1517, isto é, da reforma de Lutero para não afirmar que fazer o sinal da cruz sobre si é algum pecado.

Deus te abençoes. Com a minha oração. Dom Ceslau.~

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
 --------------

Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna/BA, membro correspondente da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário