Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de agosto de 2017

10 de AGOSTO: DIA DE JORGE AMADO - Parecença


Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
(Rio de Janeiro, 1939 –
 São Paulo, 1944 – parecença)


            Nas proximidades do antigo Teatro Fênix encontro Procópio Ferreira*, por que a cara amarrada e o despropósito se somos amigos do peito?

            - Gritei teu nome para te cumprimentar no outro lado da Avenida, fizeste ouvido mouco, não me respondeste, pensei que estavas armado em besta.

            Joracy Camargo* confirma a desatenção: cruzara comigo, eu passara a seu lado como se não o visse. Não fui eu o desatento, explico, e, sim, James Amado, irmão caçula.

            Dez anos mais moço, éramos parecidíssimos, James é Jorge cagado e cuspido, dizia o coronel João Amado, apesar da diferença de idade havia quem nos tomasse por gêmeos. Joelson, o do meio, saíra à família de Lalu, homens altos e bonitos.

            Em 1944, na cidade de São Paulo, durante o coquetel com que se festejava a publicação de São Jorge dos Ilhéus, na Livraria Brasiliense, aproveitando a aglomeração, Maria Mão Boba correu a mão maneira pelos baixios de James, trabuqueou o croquete do jovem literato pensando trabuquear o do festejado autor. A expressão trabuquear o croquete não é minha, é de Dorival Caymmi, definição poética para audácias manuais.

            A mão boba da sabidona serviu para desmascarar a incoerência de James. Não respondera à saudação de Procópio, simulara não ter visto Joracy, mas não rejeitou o impulso da afoita: não sou ele, mas sou o irmão muito mais moço, estou escrevendo um romance, sou bom na queda, vai ganhar com a troca, experimente.

*Procópio Ferreira (1898 / 1979), ator.
*Joracy Camargo (1899 / 1973), dramaturgo.


(NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM)

Jorge Amado

-----
JORGE AMADO - Quinto ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira e recebido pelo Acadêmico Raimundo Magalhães Júnior em 17 de julho de 1961. Recebeu os Acadêmicos Adonias Filho e Dias Gomes.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário