Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de julho de 2017

LEMBRAM A PADRE JACQUES HAMEL: “O ÓDIO NÃO TRIUNFOU E NÃO TRIUNFARÁ”

Entre os presentes, o presidente francês Emmanuel Macron e representantes de outras religiões e autoridades civis

                                                                                                                  26 JULHO 2017
El Presidente Francés Macron, En La Conmemoración Del Padre Jacques


(ZENIT -Roma, 26 Jul. 2017).- O arcebispo de Rouen na França, Dominique Lebrun, celebrou na manhã desta quarta-feira a missa em memória de Padre Jacques Hamel, assassinado um ano atras no igreja de Saint-Etienne du-Rovray por dos terroristas do Isis.

Na Radio Vaticano entrevistaram o arcebispo e lembraram que o Papa na missa em sufrágio pelo sacerdote, celebrada em 14 de setembro de 2016 na Capela da Casa Santa Marta , o Papa Francisco disse: “Hoje existem cristãos assassinados, torturados, presos, degolados, porque não renegam Jesus Cristo. Nesta história, chegamos ao nosso Padre Jacques: ele faz parte desta cadeia de mártires”.

Entre os presentes, o presidente francês Emmanuel Macron e representantes de outras religiões e autoridades civis. Na celebração foram depositadas flores diante da Cruz da procissão, colocada ao lado do Círio Pascal e da imagem de Nossa Senhora, profanada pelos dois terroristas.

Ao final da cerimônia foi descerrada uma placa em memória do sacerdote mártir no jardim da paróquia. A sua vida oferecida por amor é como “uma semente destinada a dar frutos”, afirmou o prelado.

“Um sacerdote simples que nos deixou o fruto da paz”, disse em síntese aos microfones da Rádio Vaticano Dom Dominique Lebrun, recordando Padre Jacques Hamel:

“Este sacerdote é sem sombra de dúvida um sacerdote diocesano, simples, em quem todos podem encontrar o padre que esteve na escuta, que acolheu os pedidos, que falou de uma passagem do Evangelho. Não era conhecido por iniciativas extraordinárias, momentos fortes de evangelização. Era somente um sacerdote simples, de bairro”.

E indicou que “o seu sangue fala de toda a sua vida e fala do sangue de Cristo. Ele deu a vida quando recém havia acabado a celebração da Missa, onde disse: “Este é o meu corpo, corpo traspassado, corpo oferecido”. E hoje na França, mas acredito que também em todo o Ocidente, se recorda justamente o coração da nossa fé, porque o martírio faz parte da vida cristã, talvez tenhamos esquecido. Amar é doar, mesmo a cada dia, oferecer a própria vida”.

“Pessoalmente -indicou Dom Lebrum- posso dizer que esta trágica situação, em que tantas pessoas se sentiram feridas, poderia ter gerado lutas, discussões, conflitos. O que observo, pelo contrário, é a paz nas nossas relações, quer com os muçulmanos, quer com o prefeito comunista, quer com as diversas pessoas da comunidade cristã católica, opiniões que sabemos muito bem serem muito diferentes. Há um ano as coisas se desenvolvem na paz com opiniões diferentes, mas em que podemos nos expressar uns aos outros”.

https://pt.zenit.org/articles/lembram-a-padre-jacques-hamel-o-arcebispo-de-rouan-o-odio-nao-triunfou-e-nao-triunfara/

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário