Total de visualizações de página

domingo, 16 de julho de 2017

DOM CESLAU STANULA NA POLÔNIA 14 JUL 2017

Clique sobre as fotos, para vê-las no tamanho original
Nas minhas andanças pela Polônia fomos visitar os pais da Ir. Madalena, que mora em Paris, e que durante a doença do Pe. Francisco foi o seu anjo de guarda. Visitamos o seu país, como um pequeno gesto de gratidão pelo muito que ela fez por ele. Não preciso nem falar como ficaram felizes, (chegamos de surpresa sem avisar).

Eles moram na roça, quase na fronteira com Ucrânia, numa aldeia por nome de Nova Brusno. Bem pertinho da casa deles está uma bela Igreja greco-católica dos ucranianos, já tombada, e está em reforma. É uma pérola do século XVII (1680). Toda em madeira, inclusive o telhado. Tem três torres- cúpulas. Este é o estilo eslavo das construções das Igrejas. 
Só por curiosidade: esta arquitetura tem o profundo significado. As cúpulas abobadadas (como a cebola) semelhante à abóbada terrestre), significam que o cristianismo deve abranger toda a terra. Mas também o número das cúpulas tem seu significado: uma cúpula significa a glória de um único Deus. Três cúpulas significa louvor a Santíssima Trindade. Cinco, Jesus e os quatro evangelistas, e assim por diante. As cores também tem o significado especial.

A cúpula pintada de ouro, simboliza a Glória celeste, Azul com estrelas, a Nossa Senhora, a qual a Estrela de Belém trouxe os Magos, indicando-lhes o Salvador ; o verde, o Espírito Santo etc. Os cristãos arquitetos ao projetar e construir as igrejas expressavam a sua fé e a do povo.

Um pensamento: quais sentimentos religiosos suscita em você a Igreja-edifício; ela te diz algo?

Com a minha oração é a benção. Boa Noite.


 ----------

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário