Total de visualizações de página

sábado, 8 de julho de 2017

DOM CESLAU STANULA EM GLIWICE – POLÔNIA.

Clique sobre as fotos, para vê-las no tamanho original
Gliwice, é uma cidade universitária que as suas origem chega ao século XIII (1204) na alta Silesia,  onde existem, na região, as principais minas de carvão preto (pedra). Hoje, depois de muitos anos voltei aqui para visitar o "meu primeiro amor".
Aqui está o convento dos Redentoristas desde 1926. Esta foi a minha primeira comunidade onde trabalhei depois da ordenação sacerdotal. Aqui trabalhei como capelão dos hospitais principalmente no Instituto de Oncologia (hoje um dos maiores e melhores na Polônia), e como catequista. Quantas lembranças! Daqui, fez já 52 anos, quando sai para a América Latina - Argentina.

A igreja é do ano 1409. Passou pelos incêndios várias vezes, principalmente na invasão da Suécia do Rei Carlos Gustavo no século XVIII. Mas único objeto dos incêndios se salvou sempre foi o Grande Crucifixo, provavelmente ainda do século XIII. A igreja é de estilo de Barroco, mas com certa moderação dada pelos frades franciscanos, que com o seu espírito de pobreza também marcaram a sua presença.

Os Redentoristas vieram aqui em 1926. Restauraram a Igreja e o convento. Este foi o meu primeiro lugar de evangelizar como jovem padre de 25 anos, e daqui sai, em 1966 para as missões na Argentina e depois para o meu querido Brasil.

Chamo atenção na foto do púlpito onde fiz a primeira pregação para o povo, durante a novena Perpétua de N.S. do Perpétuo Socorro. A novena aqui iniciou em 1951. Hoje nas quartas feiras, em vários horários temos a Novena e Igreja enche com os devotos de Nossa Senhora. É um fenômeno mesmo. Aqui iniciei a minha vida sacerdotal...

Desculpem-me os acentos pessoais e sentimentais.

E Que o Cristo Crucificado aqui venerado abençoe a todos.

Uma abençoada noite. Com a benção e oração. (De o bom desconto de 5 horas para o fuso horário). Em anexo alguns registros fotográficos atuais.



Estes castiçais no altar são de carvão. O altar onde estão os castiçais é de Santa Bárbara, padroeira do mineiros (os que trabalham nas minas).

 ---------------

 Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário