Total de visualizações de página

sábado, 10 de junho de 2017

JAQUEIRAS - Ritinha Dantas


Jaqueiras


             Ninguém podia pensar que naquele quintal  houvesse tantas jaqueiras, principalmente aquele tipo de jaqueira. Elas pareciam nascidas todas gêmeas, erguendo-se do solo com troncos finos e paralelos que pareciam estacas onde se tivessem incrustado folhagem no topo. Gostávamos delas principalmente pelas histórias que Vó contava sobre as aventuras vividas lá.

            As jacas compridas cresciam pelo tronco afora e muitas vezes nos impediam de escorregar, pernas abertas, pés separados, cada um em um tronco diferente, sentindo então uma dominação alucinante do espaço natural. Velhas jaqueiras tão rijas a suportarem o peso ingênuo das crianças nas suas brincadeiras! Os mais afoitos subiam tão depressa que por vezes rompiam as calças sob um riso geral.

            Vó nesses momentos era apenas olhar. Vibrava com nós todos, mas, impedida, apenas relembrava velhos tempos de liberdade infernal.

            Às vezes conseguia arrastar-se até debaixo das árvores amigas e com seu cachimbo parecia que ali iria recriar alguma lenda, iria trazer para nós os seus duendes e caiporas.

            Vó sempre falava das jaqueiras com uma saudade dolorida e aprendemos logo cedo a diferenciá-las nos quintais. Quase que podíamos contar as suas folhas e os seus frutos com que intimamente convivíamos. E bago mais doce não havia por aquelas bandas!

            Vó, jaqueira só, tão rija e tão querida naqueles quintais...


(“Bença, Vó!”)

RITINHA DANTAS

----------------


RITINHA DANTAS – Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Ensinou na Universidade de Brasília. “Curriculum Implementation in the “First Grade”: a case study from Bahia” é a sua tese defendida no Instituto de Educação da Universidade de Londres como requisito para a concessão do título de Mestre em Filosofia – área de Educação.Nasceu em Itabuna a 14 de maio de 1939. Autora de “Bença Vó”, relatos de oitiva e de vida, que foram vivenciados pela autora em torno da avó Zefa. Pequeno e comovente livro que se inscreve, de maneira significativa, na memória lírica da região cacaueira da Bahia. Emoção e prosa ágil na linguagem simples são elementos presentes no texto. Densidade poética emerge dos capítulos breves, sugere um teor literário rico, alcança vibrações líricas na narrativa que transmite emoções, verdades e sentimentos. Bons momentos dessa narrativa podem ser destacados nos capítulos “Bordando Vó”, “Zombando até o Fim” e “Bença, Vó”, este último fecha o livro em tons oníricos com impressionante calor de vida.


Da coletânea ITABUNA, CHÃO DE MINHAS RAÍZES de Cyro de Mattos

* * *

Um comentário:

  1. Olá gostaria muito de saber onde posso compra o livro da Ritinha Dantas bença vó.

    ResponderExcluir