Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de junho de 2017

ATEMPORALIDADE DE CLARICE LISPECTOR NO CONTO OBSESSÃO - Leticia Franco

Clarice Lispector utiliza o poder da literatura para mostrar ao leitor assuntos de extrema importância que precisam ser discutidos. Dessa forma, no conto “Obsessão”, o relacionamento abusivo é tema central dessa narrativa atemporal.


Não é fácil admitir estar em um relacionamento abusivo, muito menos perceber em que momento tudo começou, geralmente vem acompanhado da falta de amor próprio, de ver o parceiro como um ser superior. A insegurança faz com que as pessoas fiquem mais suscetíveis a esse tipo de relacionamento.

É nesse contexto que Clarice Lispector nos brinda com um conto atemporal, introspectivo e de suma importância. O conto começa mostrando a simplicidade de Cristina, moça do interior que se casa aos 19 anos e se vê absorvida em uma rotina vazia. Cansada da mesmice da vida pacata, ela começa a questionar a própria felicidade.

Às vezes, melancolia sem causa escurecia-me o rosto, uma saudade morna e incompreensível de épocas nunca vividas me habitava. Nada romântica, afastava-as logo como a um sentimento inútil que não se liga às coisas realmente importantes. Quais? Não as definia bem e englobava-as na expressão ambígua "coisas da vida".

Ao contrair febre tifóide, Cristina vai para Belo Horizonte tratar da saúde. Na nova cidade, sem o marido e os habituais vizinhos os quais ela denominava "multidão dos de olhos fechados", ela passa a despertar para o mundo. Na pensão em que fica hospedada, conhece Daniel, um jovem boêmio que estimula nela o interesse pelo novo.

Daniel era o perigo. E para ele eu caminhava.

Cristina começa a ver Daniel como um professor, ele era inteligente e desafiador. Porém, humilhava Cristina o quanto podia, a via como uma tola, menina fraca do interior que nunca conseguiria se tornar uma mulher forte, mas a mantinha ali, para massagear seu ego.

As almas fracas como você são facilmente levadas a qualquer loucura com um olhar apenas por almas fortes como a minha.

A falta de amor próprio de Cristina e sua busca por uma vida diferente daquela a qual estava acostumada faz com que ela mergulhe cada vez mais em um relacionamento tóxico, onde o parceiro só a diminui.

Cristina só consegue se desvencilhar de Daniel, quando finalmente nota não ser inferior a ele, quando vê que não existe superioridade em uma relação, mas sim uma parceria de igualdade e amor.

Se você nunca esteve em um relacionamento abusivo, possivelmente conhece alguém que esteja! Os danos causados são enormes, afetando a saúde de quem está em uma situação como essa. É necessário sempre alertar, ouvir e compreender quem passa por esse momento. Clarice magistralmente coloca o assunto em pauta em uma época em que falar do tema era muito mais difícil do que nos dias atuais.

Leticia Franco
Estudante de Medicina Veterinária. Faço da leitura meu combustível diário. Apaixonada por mitologia, Tolkien, C.S Lewis, Neil Gaiman e desenhos fofinhos. Gosto de tomar chá enquanto escuto uma boa conversa..



* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário