Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A BALEIA AZUL E A FALTA DE UM PORQUÊ! – Pe. Zezinho scj


A baleia azul e a falta de um porquê! 



Em 1967 quando eu estudava nos Estados Unidos houve diversos casos de "daring" ou "extreme risk" entre jovens. TV e Rádio comentavam estes comportamentos "on the edge ".

Houve filmes sobre isso. Hoje, 50 anos depois, vejo e ouço que de vez quando , alguns adolescentes ainda arriscam ir aos extremos. Puxam-se ao último limite quando nem tentaram viver bem os seus começos!

Animais se suicidam no mar e nos precipícios e até hoje não se sabe o que os leva a isso !

Jovens praticam esportes extremamente perigosos como correr a 300kmh, rodar no Globo da Morte, assaltar um banco, picar-se com drogas, beber até entrar em coma, apostar corrida e dar cavalo de pau nas avenidas... Isto tudo são reprises da "baleia azul" . Desafiam a morte quando mal conhecem a vida fecunda que poderiam ter.

O que eles chamam de adrenalina é puxar-se ao extremo sem ter certeza de que não se acidentarão!

Qualquer estudioso de comportamento humano sabe o que é a Náusea, o Nojo e o Tanto-Faz da vida que leva muitos jovens a se abreviarem porque não conhecem nem a nostalgia do ontem, nem a vida com perspectivas.

Falta-lhes um grande porquê no seu mundo que se apequenou e se estreitou perigosamente !

Bons psicólogos, bons conselheiros, país atentos e religiões serenas e sem histerias fazem a diferença!

Eu não me apressaria em culpar os pais desses adolescentes. É muito difícil dizer não a uma geração que todos os dias, nos seus pequenos ou grandes aparelhos, lhes diz que eles devem não desistir de seus sonhos. Só não dizem que há sonhos dos quais se deve desistir porque acabam em pesadelo. A tal "baleia azul" é um deles ! 


Por Padre Zezinho scj


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário