Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de março de 2017

CYRO DE MATTOS E “A ESTRADA DAS LETRAS” – Eglê S Machado

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

Cyro de Mattos e “A Estrada das  Letras” 


Quando li no G1 Bahia de 16 de agosto de 2016, “O escritor, poeta e cronista baiano Cyro de Mattos, foi eleito membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), onde passará a ocupar a cadeira 22, cujo último ocupante foi o poeta Clovis Lima”, não fiquei admirada, apenas comentei: fez-se justiça.

Quando li sobre a sessão solene de posse de Cyro de Mattos, dia 10 de novembro do mesmo ano, no Salão Nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB), pensei: quão orgulhosos devemos ficar, nós, os Itabunenses! - desejei ter estado lá, fotografando, ouvindo os discursos e fazendo anotações, para postar na "Itabuna Centenária-ICAL".

Ontem recebi via Correios  um envelope pardo, e logo reconheci pela  caligrafia, tratar-se de mais um livro enviado pelo escritor Cyro de Mattos.

“A ESTRADA DAS LETRAS” (Cyro de Mattos e Aramis Ribeiro Costa - Via Litterarum Editora).

Prefaciado pelo Acadêmico Joaci Góes, jubiloso pela segunda posse do escritor, desta vez como membro efetivo da Academia de Letras da Bahia - ALB. Traça o perfil intelectual do escritor e do cidadão Cyro de Mattos, e não poupa merecidos elogios.

A seguir vem a íntegra do DISCURSO DA CRENÇA LITERÁRIA proferido pelo escritor Cyro de Mattos naquela noite memorável. Belíssimo discurso iniciado com um agradecimento a Deus. Afirma que “a literatura é uma forma de conhecer a vida, fundamental como o amanhecer”. E encerra com poema de sua autoria Academia de Letras da Bahia exprimindo seu instante de alegria, e enaltecendo a casa que o recebe.

Por fim  o "DISCURSO DO LONGO CAMINHO - Recepção  a Cyro de Mattos" pelo acadêmico Aramis Ribeiro Costa, uma autêntica prosa poética construída com afeto e cadência de uma grande amizade. A certa altura o orador cita a reforma do Regimento da ALB, que possibilitou aquele momento e diz: “tornava-se justo e necessário que fosseis alçado pelo voto à condição que mereceis a que nesta noite vos impõe o colar de ouro [...]  Maior é o vosso compromisso por ter sido aqui admitido por duas vezes, e mais ainda, por virdes acrescentar neste sodalício a já existente e tradicional representação da poderosa literatura do Sul da Bahia.”

Aramis Ribeiro Costa recitou o “Soneto do Rio” de Cyro de Mattos, discorreu sobre a sua obra, citou os catorze títulos da literatura infanto-juvenil do acadêmico e mencionou as distinções como o Prêmio Internacional de Literatura Maestrale Marengo d'Oro.

De parabéns Itabuna, por mais um digno representante da terra na Academia de Letras da Bahia, o Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Cyro de Mattos.

Parabéns, Cyro de Mattos. Reitero aqui as palavras de Joaci Góes a seu respeito:

“UMA PERSONALIDADE EXEMPLAR”


Itabuna 23/o3/2017


Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL
* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário