Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de março de 2017

BELEZAS DE ITABUNA: Eglê S Machado - Ilha do Jegue

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

Ilha do Jegue


A ilha perdeu a sua estética.

Está soturna, deprimente, como é deprimente o lodo em que foi transformado o belo rio Cachoeira.

Desapareceram o verde do bambuzal e o viço do capinzal, que se misturavam ao branco das garças formando um quadro poético, inspirador.

Só lhe restam poucos metros dos seus dois hectares de área...

Mas continuam as suas hóspedes, as garças, agora dividindo com negros patos selvagens, o poleiro de galhos tisnados, num contraste que impressiona, produzindo um ruído não tão melodioso, mesmo assim bom de ouvir, principalmente para os “atletas” que fazem sua caminhada matinal ou vespertina ao redor do rio. Até quando essas aves persistirão, ou melhor, resistirão? - Acho que só até a próxima enchente.

O Rio Cachoeira, na certa, carregará nas suas fortes correntezas, para “as Terras do Sem Fim”, os últimos resquícios do que fora a ILHA DO JEGUE.

Para os nossos netos restarão muitas fotos, poemas e alguns outros textos na Internet...

----

Se o atual prefeito de Itabuna cumprir promessa de campanha, o que restar da Ilha do Jegue servirá de apoio para colunas que sustentarão uma moderna passarela para pedestres ligando o centro da cidade aos bairros da margem direita do Rio Cachoeira.

Itabuna espera que dê certo o plano do prefeito Fernando Gomes; assim, pelo menos a população vindoura ficará sabendo onde estava localizada a bela Ilha do Jegue.
 



Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL
* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário