Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

ITABUNA ONTEM - Por Fátima Barros

Diversão dos Jovens Itabunenses  na década de 60 e início anos 70


- Assistir filmes nos Cines Catalunha, Itabuna, Marabá ( o mais cotado), Plaza e Oásis em sessões denominadas: Matinal (manhã), Matinê ( tarde), Soirée (noite). Vestia-se a melhor roupa e usava-se um "bom" perfume: Lancáster ou Rastro, Toque de Amor.
Quem não se lembra dos filmes: Romeu e Julieta, Dr. Jivago, Ao Mestre com Carinho...

- Matinês dançantes no T.E.I. (Teatro Estudantil de Itabuna) na Rua Francisco Benício, ao som de envolventes canções românticas onde o objetivo dos jovens era paquerar, iniciar um namoro  “certo", e curtir o amor. Não se pensava em cometer nenhum tipo de violência. 
Quanta pureza. Que saudade me dá!

- Passear à noite, principalmente nos finais de semana no jardim da Praça Olinto Leone. Era comum as mães costurarem vestidos para as filhas durante a semana para elas desfilarem aos domingos à noite no jardim. Enquanto algumas pessoas ficavam passeando ao redor da praça, à procura de paquera, outras formavam grupinhos para conversar. Geralmente grupos só de homens ou só de mulheres.

- Ir a Shows de cantores da época como Orlando Dias, Valdik Soriano, Adilson Ramos , Os Vips, Jerry Adriany, Vanderlei Cardoso e outros. Os Shows  aconteciam no Cine Catalunha, na maioria das vezes pela manhã.

- Festas dançantes de formaturas nas próprias escolas ou clubes, isto quando era concluído o curso de Magistério do 1° grau, Curso Técnico em contabilidade e Científico (curso considerado de grande valor em conhecimentos para o exame do vestibular).

- Namorar na "porta" com o consentimento dos pais, sentados no sofá ou em cadeiras, no passeio da frente da casa, sempre acompanhados de olhares dos pais ou de algum irmão mais velho. Mas era muito gostoso. Era muita emoção, muitos planos para o noivado e futuro casamento. Era compromisso, respeito e ao mesmo tempo diversão.

- Matinal dançante no Clube do Pontalzinho ao som do conjunto Lordão e outros da própria cidade.

- Festa de Carnaval nos clubes Grapiúna Tênis Clube, Itabuna Esporte Clube e Clube do Pontalzinho ao som de músicas puramente carnavalescas chamadas marchinhas que cantavam o amor. (Bandeira branca amor, não posso mais ... , Oh jardineira, por que estás tão triste...).

- Grito de Carnaval no Clube do Pontalzinho - Era como se fosse um ensaio, uma prévia do Carnaval Oficial

Relembrar é Viver! Falar dos anos 70 me emociona muito.
Vivi grandes emoções nessa época.

Fátima Barros

* * *

4 comentários:

  1. Delicias de recordações,anos dourados de uma juventude sadia.Itabuna brilhava no sul da Bahia,aqui tinha tudo. Tinha...

    ResponderExcluir
  2. Prima, recordar as coisas boas é muito bom. Você me deixou feliz ao postar esse texto que escrevi com tanto amor e carinho relembrando uma época que vivi na minha adolescência e juventude onde o amor era cantado em versos e prosas e também vivenciado.Parabéns por valorizar a cultura .

    ResponderExcluir
  3. Nossa,voltei no tempo!que texto sensacional!vivi novamente esses anos em Itabuna...

    ResponderExcluir